// em leitura...


Televisão

Então, achas que sabes dançar?

Enquanto escrevo este texto sou constantemente interrompido pela bela Cat Deeley e pela histérica da Mary Murphy. Sim, estou completamente viciado em “So You Think You Can Dance?”, mais concretamente na quinta temporada, que a Fox Life passa todos os sábados.

Podem atirar-me as pedras que quiserem, mas como já dizia o velho ditado, quem nunca viu o “So You Think You Can Dance?” que atire a primeira pedra! Portanto, espero que só venham pedras arremessadas por aqueles que realmente nunca viram tal programa…

Mas antes disso, porque não viram? Trata-se somente daquela moda ridícula de não fazer ou não ver algo só porque todos fazem? Desculpem que vos diga, mas fazer isso ou comer merda à colherada, é exactamente o mesmo (e adivinhem só, são raros os que comem merda à colher, portanto podem fazê-lo à vontade porque isso não está na moda).

Obviamente que nesse aspecto não falo somente desta série de dança, mas sim de tudo o que se passa por aí onde pessoas insistem não fazer algo só porque outros fazem… Seja como for, se ainda estão com as pedras na mão é porque estão interessados em ler o que tenho a dizer, e talvez sejam doidos por me estar a ouvir, ou melhor, a ler.

Uma das perguntas que deve estar na vossa cabeça é “Porquê?” ao que eu rapidamente poderia responder “Porque não?”, mas vou mais além e digo-vos que é por causa da dança, o que é bastante compreensível. Há que adorar quando jovens dançarinos procuram por um lugar ao Sol numa arte que pouca, ou nenhuma, divulgação tem perante o público. Melhor que isso é quando juntam coreógrafos bem conhecidos, nos mais diversos géneros existentes nesta arte, a músicas que são óptimas para dar azo a grandes actuações.

Mas esta exposição sobre o assunto não é totalmente aleatória! Como já alguns devem saber, a SIC vai ter a sua versão deste programa e não posso deixar de pensar como é que eles vão fazer isto funcionar num país que nem a música tem futuro.

Já vimos que nos Ídolos o resultado é fama durante um par de meses e depois disso já ninguém se lembra do vencedor e grande parte dos participantes, onde se inclui o vencedor, são enviados para o coro de algum programa televisivo e está feito! A culpa é pela falta de indústria musical em Portugal, e também de quem decide apostar nestes cantores, que até têm uma óptima voz mas que não lançam projectos decentes porque, aparentemente, ninguém se quer preocupar muito com isso. Querem ganhar dinheiro, seja com música ou com algo que o tenta ser!

Portanto, não deixa de ser algo estranho como pretendem trazer para Portugal um programa que tem ainda menos resultados, visíveis, num país que pouco ou nada liga à cultura. Não sei como tudo se processa lá fora, mas muitos dos concorrentes, por vezes nem são os vencedores, conseguem arranjar trabalhos que lhes dão projecção a nível internacional, em várias áreas, como no cinema, videoclips ou mesmo espectáculos. Não vejo isso a acontecer por este lado do oceano.

Pior que isso é olhar para as coreografias que lá fora são criadas, nomeadamente no programa original, e tentar imaginar se vai existir alguém que consiga criar sequer metade do que outros fazem com uma perna às costas, por vezes, literalmente!

Já imagino que o próprio Marco de Camillis será contratado para liderar o grupo de dançarinos, mas o que se procura num programa de dança não é somente dança clássica, bem pelo contrário, e se a ideia é trazerem o programa original para Portugal, há que adoptar também aquilo que é feito com os professores, isto é, eles estão sempre a rodar e a fazerem géneros bem diferentes para os concorrentes.

E não, não acho que todos os dançarinos que já passaram pelo “Dança Comigo” sejam minimamente decentes! Portanto não era do meu agrado que fossem usar grande parte dos professores que ensinavam os “conhecidos” de Portugal a dar uns passinhos de dança. Há lá dois ou três que são muito bons, mas tudo o resto é bastante deplorável.

Quem sou eu para dizer isto? Um dançarino não sou de certeza, mas sou o público que eles vão ter de conquistar para fazerem render o programa e se não conseguirem fazer isso, pouco interesse terá avançarem com ele!

Se por um lado vão ter de trabalhar bastante para arranjar uma óptima equipa para tratar da componente artística que este novo programa irá ter, já no que diz respeito ao entretenimento a coisa parece estar mais facilitada. Dizem por aí que João Manzarra será o apresentador da versão portuguesa de “So You Think You Can Dance?”, o que para mim é bastante aceitável. É um apresentador que se tem safado bastante bem nestes programas de entretenimento e é meio caminho andado para conseguir cativar o espectador. Além disso, é jovem, e o programa estará, de certeza, repleto de gente jovem a seguir os seus sonhos, por isso mesmo, é uma escolha acertada.

Ainda assim, não consigo depositar grandes esperanças neste programa. Vasculhem na vossa memória todo o tipo de danças que já assistiram nos programas portugueses, dedicados ou não a essa área, porque há muitos programas que têm bailarinos de fundo, e pensem se isso é algo que desejavam ver num programa televisivo. Da minha parte digo já que não, mas digo também que vou ver sem falhar nenhum programa!

Chamem-me doente, atirem-me agora as pedras, mas deixo-vos aqui um pedido: quando o programa começar a dar, percam por menos um episódio a ver o que por lá se faz antes de falarem mal, ou bem, do programa. Eu estou a falar e nunca vi, mas também dou oportunidade para o programa mostrar que posso estar errado. Quantos são aqueles que podem dizer o mesmo de tudo aquilo que falam como se soubessem o que estão a dizer? Sim, também me queria parecer que eram bem poucos!

Discussão

19 Comentários for “Então, achas que sabes dançar?”

  1. concordo em muitos aspectos. sou bailarino numa escola de dança no Norte do país e digo uma coisa: os melhores bailarinos de Portugal não são bailarinos de ir a concursos teleivsivos ganhar a vida. Os melhores são os que fazem a dança naturalmente, sem precisarem de ir a um júri que lhes diga que são realmente bons, porque esse juri certamente é pior do que eles. Tenho 2 ou 3 professores na escola que teriam todas mas todas as possibilidadesm de vencer este concurso já que dominam tão bem áreas como o Hip Hop, o contemporaneo e até o jazz, mas não concorrem, não sei porque… mas de facto, não acredito que se vá ver a qualidade que se vê no programa original.

    Posted by Tiago | Março 11, 2010, 9:20 pm
    • Exacto. Acredito que existam óptimos dançarinos em Portugal, mas o que não acredito é que estejam dispostos a largar tudo para uns meses de fama, e também não acho que o futuro que os vencedores (e não só) vá ser muito risonho.

      Tenho pena que assim seja, mas não vejo nenhuma mudança próxima que vá alterar o actual panorama cultural de todo o país.

      E obrigado pelo comentário Tiago :)

      Posted by Marco Almeida | Março 11, 2010, 9:32 pm
    • Olá, já agora tiago, em que escola do norte andas?

      Posted by Luís | Março 12, 2010, 2:18 am
  2. n te preocupes, eu vou ganhar, ja que nao sou portugues de raiz hhaha, n sei, mao me dedico muito, mas ainda faltam 2 semanas para o casting do porto

    Posted by Denis | Março 15, 2010, 11:37 pm
  3. Dentro das vossas possibilidades, vão dando desenvolvimentos sobre isso :) Agora deixaram-me ainda mais curioso eheheh ^^

    Posted by Marco Almeida | Março 21, 2010, 2:33 pm
  4. Olá a todos!
    Felizmente Portugal tem grandes bailarinos. Muito bons mesmo! Mas infelizmente nem todos serão mostrados neste programa…
    E porquê? Várias razões. E eu menciono algumas delas:
    - porque sabem que os media só mostram o que querem devido às audiências (como eu sei porque estudei comunicação)
    - porque desistiram a meio dos castings devido ao tempo de espera e não estavam para passar mais 1 ou 2 dias numa fila interminável que durava umas 10h…
    - porque fizeram 2 pré-castings (não mostrados em tv) onde fizeram uma triagem de alguns que queriam ou não no programa. No final encontram fora do baralho óptimos bailarinos que "deram" a sua vez aos tão anciosos pelo público "crominhos da dança". Querendo eu dizer com isto que, todos os que vêm agora nos castings na tv foram os que passaram nos pré-castings (incluam então os "crominhos"!)

    Posted by Bailarina | Abril 25, 2010, 12:41 pm
  5. - por terem reparado que no 1º pré-casting (como eles lhe chamaram) o "júri" era, nada mais nada menos, do que pessoal da entidade organizadora do programa (e que não têm qualquer formação em dança!)
    - porque colocavam uma única música de um único estílo para que 10 a 15 bailarinos em cima do palco dançassem o seu estílo (aquele pelo qual eles se tinham inscrito). Imaginem Dança Contemporânea, Dança do Ventre, Flamenco, Danças de Salão, Hip-Hop… tudo ao som de "I got a Feeling" ou "All the single Ladies"…
    - porque repararam que, para além de um membro do júri que não tem qualquer formação a nível de dança, os outros dois caça talentos são exclusivos de dança clássica e contemporânea. Afirmando eles a um dos concorrentes (não mostrados em tv, claro!) que todas as vertentes como hip-hop, locking, poping, ragga e afins era tudo a mesma coisa = Hip-Hop!
    - entre outras muitas razões que eu desconheço…

    Posted by Bailarina | Abril 25, 2010, 12:41 pm
  6. Eu estive lá? = sim!
    Passei? = não!
    Valeu a experiência? = Sem dúvida!
    E agora vou torcer pelos meus amigos que lá estão e que irão lutar contra o óptimo júri que têm à frente assim como com as únicas imagens que passarão na tv (sim.. porque só passam o que lhes interessa…).
    Muita força para eles e acima de tudo, vocês já sabem que SABEM REALMENTE DANÇAR!
    Este foi só o testemunho de uma entre milhentos bailarinos que tentaram entrar ;)
    Beijinhos a todos e fiquem atentos ao programa!
    kIsS kIsS bAnG bAnG!

    Posted by Bailarina | Abril 25, 2010, 12:42 pm
  7. Bailarina, infelizmente isso não é exclusivo do "Achas que Sabes Dançar?", já nos Ídolos aconteceu tudo o que dizes: uma pré-selecção, deixam passar cromos quando fica para trás pessoas que sabiam cantar, e por aí fora.

    Mas também há que compreender algo, estamos a falar de um programa televisivo, e enquanto agora mostram os cromos e aqueles dançarinos que realmente são bons ou que surpreendem pela positiva por algum motivo, haverá muitos outros que passam e que vão aparecer mais na fase final, quando já não existirem os chamados "cromos". Eles estão lá porque o programa tem de entreter em várias vertentes, e o que acontece aqui, já acontecia na versão original deste programa.

    Se concordo ou não com isso, bem, eu cá preferia que mostrassem pessoas realmente a dançar em vez de perderem tempo com palhaçadas como é o caso dos cromos. Porque para mim aquilo é rara a vez que tem piada e por vezes eles levam à exaustão uma mesma situação. Algo que era suposto entreter, acaba por ser tortura! lol

    Isso de colocarem uma mesma música para todos os estilos de dança é que acho bastante mau. Compreendo que eles tenham de fazer uma selecção rápida, e mais uma vez, isso acontece no original, mas talvez lá fora eles tenham um júri na pré-selecção que seja mais competente, ou que tenha um mínimo de formação na área, coisa que pelos vistos aqui não têm, o que me deixa um pouco desiludido, ainda assim, deixaram passar dançarinos bastante bons, e se nem mostram todos, acredito que ainda teremos surpresas.

    Posted by Marco Almeida | Abril 25, 2010, 1:17 pm
  8. Penso que essa atitude também venha de encontro a uma segunda, ou terceira, edição do programa, ou seja, talvez não passem agora, mas para o ano haverá mais, e quem sabe se não chegam lá ainda melhores do que actualmente.

    E os tempos de espera, bem, isso é um problema que todos têm de lidar e se muitos desistiram é porque não queriam assim tanto tentar a sua sorte. Parece um pouco ridículo eu dizer isto, mas a verdade é que 10 horas numa fila não é nada comparado com o que outras pessoas esperam noutros países, chegando a estar lá um dia inteiro à espera! Claro que noutros países a dança é uma arte muito mais respeitada e com muito mais futuro, mas verdade seja dita, foram programas destes que ajudaram a dança a crescer por esse mundo fora, portanto, é um pau de dois gumes, mas se já desistem após a primeira tentativa, a meu ver o programa e o país não está a perder nada com essas ausências. Precisamos de pessoas que saibam aguentar e tolerar muita coisa, e uma fila de espera não é nada.

    Relativamente ao júri, realmente que faz ali uma pessoa da rádio? Essa escolha deixou-me completamente perplexo, e faria muito mais sentido alguém do mundo das artes, seja dança ou não, ou até alguém que trabalhe na televisão. Das artes é óbvio porque devia estar lá, mas da televisão também faz sentido para analisar a presença em palco, a telegenia, e outros tantos factos importantes para quem está num palco/televisão.

    Posted by Marco Almeida | Abril 25, 2010, 1:17 pm
  9. Por fim, isso das vertentes serem todas iguais, bem, não sou isntruído o suficiente para poder falar muito, e nem sei de que forma eles realmente disseram isso (é pena que não passem isso na televisão! :P ) mas já na versão americana do programa disseram isso muitas vezes mas explicaram o porquê de o dizerem e fazia bastante sentido. Aliás, basta olhar para os concorrentes que chegaram ao top 8 ou 6 do programa e percebemos que as várias vertentes de dança são praticamente iguais, bastando alterar por vezes ligeiros detalhes para que mude por completo. Mas, assim muito por alto, aquilo que eles [o júri americano, que tem lá britânicos lol] explicaram foi que basta saberes interpretar bem um estilo ou vertente que todas as outras vêm naturalmente, que se souberes uma sabes todas. Claro que depois há pormenores essenciais que devem ser treinados e aprimorados, mas isso é possível numa questão de dias e, mais uma vez, olhando para os concorrentes estrangeiros, havia quem era especializado em salsa ou em contemporânea ou até clássica e não havia um único estilo que o júri não lhe desse os parabéns por ter feito de forma perfeita. Um exemplo óbvio que me vem à cabeça é a Kayla, que esteve na quinta temporada do "So You Think You Can Dance?" e que não houve um único estilo que ela não dançasse e fizesse na perfeição. Outros tantos podia mencionar, mas este foi um exemplo recente porque acabou de dar agora na Fox Life.

    Seja como for, muito obrigado pelo teu comentário, gostei bastante de o ler :D E se não passaste agora, não desistas, principalmente porque é preciso que existam pessoas que não desistam disto em Portugal, porque isto é uma óptima ajuda para abrir os olhos ao país e para perceberem que Portugal não é só Fado e Futebol (duas coisas que eu ainda por cima não gosto! lol).

    Posted by Marco Almeida | Abril 25, 2010, 1:17 pm
  10. Olá novamente :P
    Se repararem só estão a dar enfase a determinados bailarinos. Houve ali uns quantos que foram "dispensados" aos quais eu nunca lhes tinha visto a cara.
    Estão a montar cenas e histórias, dramas e "filmes" a determinadas pessoas enquanto as outras ficam em "standby"…

    Na questão das vertentes da dança… Bem… há movimentos comuns a todos, sim. A técnica também é comum a todos. Mas os estílos são bem diferentes. E por norma um bailarino de contemporâneo consegue apanhar mais rápidamente movimentos de Hip-Hop do que o inverso, por exemplo.
    E embora alguns só saibam 1 ou 2 estílos, não deixam de ser bons bailarinos. Mas até aqui percebo o intuito da versatilidade no performance.

    Posted by Bailarina | Maio 12, 2010, 12:06 am
    • Olá :)

      Histórias, dramas, enfim, isso é normal, também o fazem no original, e compreendo o porquê. Acho que é isso que também faz o dançarino e faz com que o público perceba que dança não é só para determinadas pessoas. Qualquer pessoa, que tem problemas como todos os outros, ou uma história qualquer, que é tão igual a qualquer outro, pode dançar! É isso que também vai abrir, ou assim se espera, a mentalidade das pessoas.

      Posted by Marco Almeida | Maio 12, 2010, 12:32 am
  11. O Júri… coitado… desde a: "fechava-te a sete chaves e dançavas só para mim" ou aplaudirem (quase de pé – mas não tanto para não dar muito nas vistas) muitos bailarinos e no final da demonstração dizerem: "não acho que tenhas perfil e técnica para o programa"… enfim…
    Já para não falar na inexistência de conhecimentos a nível da dança (o programa não é sobre isso? :S ). Ora então gozarem com um bailarino de dança do ventre… se o júri tivesse feito o tpc, saberia que EXISTE dança do ventre para homens!

    Posted by Bailarina | Maio 12, 2010, 12:08 am
    • Sim, tudo isso que dizes foi bastante desagradável. Achei terrível como no dia seguinte aos episódios terem passado só se falava do pior e não da boa dança que poderiam ter visto. Então essa do "fechava-te a sete chaves" achei que atingiu um nível de mau gosto tremendo! Para mim mostrou imediatamente a razão porque está lá aquele senhor: para dizer piadas inapropriadas e expulsar concorrentes quando os outros dois não são capazes. Tenho pena que um lugar do júri seja tão mal aproveitado…

      Ainda assim, estamos na primeira temporada, tal como o original, não começou de forma perfeita, teve de ganhar o seu espaço e só quando conseguiu esse feito é que ganhou o nome que tem hoje e a importância que o programa tem a nível mundial (porque já não é só na América ou na Inglaterra, vai bem mais além do que isso, o que é óptimo! ^^)

      E gostava poder dizer isso de Portugal daqui a umas duas ou três temporadas…

      Posted by Marco Almeida | Maio 12, 2010, 12:28 am
    • Ah e a da dança do ventre, isto é, o comentário que o outro fez da cabeleira, até a mim me deixou desconfortável. Para mim isso era motivo para que pensassem seriamente em retira-lo do júri, porque se vai para ali fazer comentários desses, mais valia estar calado!

      Ainda estou com esperança que após escolherem os 20 finalistas esse elemento do júri seja substituido.

      Posted by Marco Almeida | Maio 12, 2010, 12:30 am
  12. Relativamente a eu desistir… lol eu nunca desisto. Como disse fui lá pela experiência e se houver de novo eu repito tudo novamente. Aprende-se sempre mais qualquer coisinha. Aliás, não se deve dizer "não" a muitas coisas só pelo facto de que ficamos sempre a ganhar algo que mais ninguém adquire: a experiência.

    Ah! E outra coisa que eu não mencionei mas que não deixa de ser irónico, no fim desta história de uma bailarina que foi aos castings e não passou (lol). É que eu fui, não passei… mas na semana seguinte fui contratada para fazer a publicidade televisiva a esse mesmo programa :D Não é irónico!? E ainda mais engraçado foi ter recebido comentários do género: "Tu danças mesmo muito bem!". Ou então o facto de um casal ter passado por mim na altura das filmagens e disse: "Vá-se inscrever naquele programa da dança que eu vou votar em si de certeza!".
    Digam lá se eu não "passei" no teste afinal ;)

    kIsS kIsS, bAnG bAnG
    *a BaIlArInA*

    Posted by Bailarina | Maio 12, 2010, 12:09 am
    • Ah calma, se calhar disse mal as coisas ou fui mal compreendido, mas não disse que tu desististe, disse sim que quem vai para este tipo de coisas tem de saber aguentar. Acredito que seja muito exigente, mas estamos a falar de algo que muitos cobiçam e se andam para lá a desistir é porque não queriam verdadeiramente aquilo, por essa mesma razão é que digo: esses não fazem falta nenhuma ao programa nem à dança em Portugal. Como se costuma dizer, só faz falta quem cá está :)

      E realmente, seres chamada depois para a publicidade tem a sua ironia lol Mas vejamos também o lado do "programa". Eles não podem aceitar todos agora, é uma boa forma de também conseguirem lançar a escada para uma segunda, ou quem sabe, terceira temporada. É uma situação algo ingrata para quem é dispensado e que se calhar vê pessoas a passarem que não são tão boas, mas no fim do dia temos de nos lembrar que até o júri é humano, e podia estar num daqueles momentos em que acabam de ver alguém que é fenomenal e a pessoa que vem a seguir é prejudicada por isso, e passados uns quantos que dançavam pessimamente vem um que dança já ligeiramente melhor e passa lol Mas isso é assim em todo o lado :)

      Mais uma vez, muito obrigado pelos teus comentários, tenho adorado lê-los (e comentá-los :P )

      Posted by Marco Almeida | Maio 12, 2010, 12:38 am

Post a comment